terça-feira, 15 de outubro de 2013

Pato ou Pavão, pense nisso!


Você conhece a síndrome do pato? O pato é uma ave que sabe andarnadar evoar. Mas não é modelo em nenhuma das três coisas. O andar do pato é desajeitado. O pato nada devagar e voa muito mal.

Pois bem, você sabe que não é um pato e, espero, tem certeza que não nasceu para tal. Mas, se sua carreira não deslancha, é porque provavelmente as pessoas, dentre elas o seu chefe, o vejam como um pato.

O remédio para esta síndrome, é outra síndrome: a do pavão. O pavão anda mais devagar que o pato. E quem é que já viu um pavão nadando ou voando? Mas, quando alguém tem um câmera fotográfica e vê um pato e  um pavão, vai sempre fotografaro pavão.

O pavão aparece mais, embora tenha menos habilidades que o pato, porque sabe se pavonear, ou seja, o pavão tem o que o pato não tem: markenting pessoal.

É claro que o pavão não tem a mínima ideia do que seja markenting pessoal. O pavão é uma obra da natureza, não de seus próprios talentos. Já você, quem diria!, tem essa opção. 

Precisa aprender a se auto promover. Mas, cuidado! O termo ‘autopromoção’, pode significar tanto querer aparecer de graça, à custa dos outros – o que é reprovável – como divulgar de maneira eficiente o próprio trabalho, o que é recomendável.

Lembre-se de que o bom markenting, qualquer que seja ele, está assentado sobre três pilares:
                
      1-   É preciso que o maior número de pessoas saiba o que você faz.

      2-    É preciso que as pessoas se convençam dos benefícios do que você faz.
      
      3-    É preciso que, convencidas, elas divulguem o que você faz.

Todas as grandes marcas que conhecemos fizeram ou fazem isso. A síndrome do pato é o trabalho sem imagem. A síndrome do pavão é a imagem sem trabalho. A soma do bom trabalho com a boa imagem é o markenting pessoal.
 
Jovem nota 10